Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
 Cabanis, 1847
Subfamília: Sporophilinae
 Ridgway, 1901
Espécie: S. hypoxantha

Nome Científico

Sporophila hypoxantha
Cabanis, 1851

Nome em Inglês

Tawny-bellied Seedeater


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Caboclinho-de-barriga-vermelha

O caboclinho-de-barriga-vermelha é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido por caboclinho-rosa.

Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamado de “papa-capim” acompanhada de algum outro adjetivo. Sporo é semente e, phila provem de phyllo que significa afinidade. seriam realmente os “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”. A denominação hypoxantha, deriva de hypo que seria pouco, e xantha deriva da xanthos que significa amarelo. Seria o “papa-capim-com-pouco-amarelo” ou “amarelado”.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) sporos = semente, sementes; e phila, philos = amigo, aquele que gosta de; e do (grego) hupo = abaixo, parte de baixo; e xanthos = amarela, castanho amarelado. ⇒ (Ave com) a parte de baixo amarela que gosta de sementes ou (ave) com a barriga castanho amarelada que gosta de sementes.

Características

Mede 10 cm de comprimento. Semelhante ao caboclinho-lindo (Sporophila minuta), porém de coloração mais clara e com o azul acinzentado da cabeça somente até a altura dos olhos.

Variação de Sporophila hypoxantha "URUGUAYA"

Alimentação

Granívoro.

Reprodução

Em estudo sobre a história natural da espécie no Planalto Meridional Brasileiro, Franz (2012) relatou que o período reprodutivo inicia na primeira semana de novembro, onde os machos chegam primeiro e logo iniciam o estabelecimento e defesa de territórios esperando as fêmeas que chegam em seguida. O fim do período reprodutivo se dá no final de fevereiro ou em março.

Somente as fêmeas constroem os ninhos, durando de 3-6 dias. Os ninhos são feitos em sítios planos marcados por um denso estrato médio, ricos em arbustos como Vernonia chamaedrys, Eupatorium polystachyum, Baccharis caprariifolia e touceiras de Andropogon lateralis, evitando habitats com maior adensamento do estrado superior.

São postos (um por dia) de 2 (91%) a 3 (9%) ovos brancos pintados de manchas marrons. A incubação é inciada após a postura de todos os ovos. Para maiores informações sobre a reprodução de Sporophila hypoxantha, vide Franz (2012).

Hábitos

Vive em campos limpos e campos sujos, nas proximidades de áreas úmidas ou banhados. Durante o período de descanso reprodutivo, é visto em pequenos bandos associados a outros congêneres em migração.

Distribuição Geográfica

Ocorre nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Torna-se raro no Sudeste e Sul com a destruição de seu habitat.

Referências

Galeria de Fotos